A metamorfose de Joelma: Guerreira Amazona, Princesa e Heroína
- Matteus Laggo
- 17 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Com Coração Vencedor, Joelma cruza a linha de chegada da REINVENÇÃO
Depois de celebrar 25 anos de carreira num registro atemporal, Joelma prova ser mais uma vez, uma artista completa e multifacetada. Ao longo do período pandêmico, pode-se acompanhar a ascensão da cantora nas redes sociais, com destaques para seu perfil no Instagram e no Tik Tok. São vídeos mostrando o dia a dia da artista, na cozinha, nos treinos e nos momentos de lazer ao lado da filha mais nova Yasmin Mendes.
Para 2021, Joelma trás surpresas que sem dúvidas causam impacto em seu público fidedigno e exigente. Em algumas entrevistas, a cantora mencionara o lançamento de um novo single com significado especial para ela, e prometeu um videoclipe à altura da composição. Finalmente, em 15 de abril a música Coração Vencedor foi oficialmente lançada com direito a uma super produção cinematográfica.
Segundo Joelma, o clipe precisava estar no nível da canção inédita e por isso, ela buscou elementos que dessem uma nova cara ao estilo que é característico de suas produções. A aposta foi certeira!
Para muitos formadores de opiniões, a letra da canção traduz com maestria e em síntese a autobiografia da cantora, que representa uma bandeira na luta contra a violência doméstica devido ao seu posicionamento pós divórcio.
Com requinte de criatividade, direção e roteiro, o clipe de "Coração Vencedor" supera de longe a expectativa dos fãs da artista. O lançamento no canal oficial, soou em tons de um acontecimento, haja vista a movimentação causada no Twitter e no Instagram da cantora.
Às 12:00h, o clima de ansiedade tornou-se palpável entre os grupos de fãs pelo WhatsApp, que ao zerarem a contagem regressiva, dispararam para o canal no YouTube e se deixaram envolver por uma produção apoteótica.
Sim! Joelma ao longo do clipe, debuta em facetas distintas personificando personagens femininas que lhe atribuem imponência e nobreza.
Nos primeiros frames do vídeo, a artista surge montada num cavalo de grande porte e sugere uma fuga alucinante. O ballet formado majoritariamente por mulheres crava a mensagem pretendida pelo clipe: a força feminina e o poder de sua libertação/ superação de estereótipos de uma sociedade patriarcal e preconceituosa.
A coreografia meticulosa e sugestiva acentua a riqueza e profundidade de detalhes reunidos numa performance de tirar o fôlego; Joelma é sábia na projeção de sua competência coreográfica e, sobretudo, na composição rítmica da apresentação.
Se o excesso já fora uma crítica pela qual Joelma passou a ser taxada, em seu novo clipe, a excentricidade lhe cai ainda melhor que em outros trabalhos. A diversidade de recursos agenciados para compor as personagens e cenas são vorazes a título de confundir o telespectador, mesmo que por, alguns segundos. Dos mais fiéis, aos leigos que a referenciam aos tempos da Banda Calypso, a cantora atinge o telespectador com brutalidade ao se portar como uma diva legitimamente POP: uma literal representação do ser artístico.
Assinando o roteiro e direção da obra, Joelma garante a potencialidade buscada por "Coração Vencedor". Em parceria com seu ex bailarino Ricardo Lago, a cantora entrega um produto magistral e glorioso capaz de reposicionar os últimos 4 anos de sua carreira solo.
Com efeito, a repercussão provocada pelo clipe e música estão sintonizadas com a construção performática aplicada com dosagens de coragem e inovação. Ao que tudo indica, a reinvenção era a maior pretensão da artista paraense.
A criação visual refletida nos figurinos, maquiagem e demais atributos, revelam o cuidado da produção requisitado pela cantora. Outro vetor de comunicabilidade presente na obra, dá conta de uma questão relevante nos dias atuais: a acessibilidade de conteúdo virtual.
É baseada nessa premissa, que Joelma adota e explora caminhos que se encontram entre travessias mitológicas das guerreiras amazonas, transita pela nobreza medieval embebida nos encantamentos da fantasia das fadas e para deleite dos fãs de HQ's, a artista se transmuta em uma Power Girl, esbanjando sensualidade, poder e autocontrole.
Convictamente, "Coração Vencedor" se configura como uma das melhores e maiores produções audiovisuais assinadas por Joelma, e tal opinião considera a análise de elementos peculiares da artista, como, coreografia, figurino, expressividade e potência vocal.
Ao acionar a façanha de acessar outros públicos, além de sua massiva plateia, Joelma consolida aspectos que lhe são preponderantes e lhe concedem a notoriedade precisa no show business brasileiro.
A habilidade de ser DIVA lhe cai fabulosamente bem.
Viva Joelma!
Viva a diva brega-pop!
O clipe de "Coração Vencedor" pode ser acessado no link abaixo:
Editorial por: Matteus Laggo - (Bacharel em Humanidades / Coletivo Cinesia Joelma)
Artes gentilmente cedidas por: LAERTTES
Agradecimentos:
Coletivo Cinesia Joelma / Cinesia Produções / Central de Fãs Joelma / Marcos Marques
Comentarios