top of page

Dos palcos para a universidade: Cantora Joelma vira tema de pesquisa em faculdade pública da Bahia.

A dança, o figurino e as apresentações irreverentes da cantora paraense Joelma, ex-vocalista da Banda Calypso, deixaram de estar ligados apenas à música para virarem discussão do trabalho de conclusão de curso do estudante Matteus P. Laggo, 22 anos, agora Bacharel em Humanidades. Durante dois anos ele mergulhou no universo da artista para desvendar os movimentos corporais, que inesperadamente viram coreografias e ganham forma no corpo da mulher de 1 metro e 52 de altura. O figurino carregado de cultura, como a bota de salto 15 centímetros, que transforma Joelma em um mulherão também foi alvo do estudo. Foram analisadas ainda as interferências da história de vida da cantora, que sofreu preconceito por ser da Região Norte no inicio da carreira, nas apresentações dela em cima do palco.

Durante a defesa pública do trabalho, ocorrida no último dia 23 de agosto, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/Campus dos Malês), Matteus mostrou que conseguiu explorar da melhor forma o lado pesquisador e o amor de fã, surgido aos sete anos de idade.

Com uma exposição de CDs, DVDs, recortes de jornais e revistas, e até um figurino usado por Joelma em apresentação na Angola, o estudioso não deixou dúvidas da representatividade cultural da cantora no país. Chegou a compará-la à artistas como Elis Regina, Maria Bethânia e Gal Costa. A condução das informações do estudo e uma apresentação artística regada a Calipso e Carimbó encheram os olhos de quem assistiu a defesa do tema. Aos avaliadores só restaram os elogios e o anuncio da nota dez. O resultado foi tão bom que a própria homenageada (Joelma) fez questão de reconhecer o feito; curtiu a publicação do fã, onde ele falou do trabalho e ainda publicou um stories (Instagram) do momento da festa na universidade.

O que para muitos é um momento de tensão, o TCC para Matteus foi tranquilidade e a realização de um sonho. “Falar de Joelma significa por em evidência o legado que ela construiu ao longo de 25 anos de carreira promovendo a representatividade do Estado do Pará”, afirma o jovem.

Intitulado “Cinesia Joelma- Trajetórias & Corporeidade da Expoente do Movimento Calipso Brasileiro”, o trabalho ganhou tanta força que virou um projeto, se transformou em marca registrada no cartório da cidade de São Francisco do Conde- Bahia. Ganhou reforço de outros admiradores de Joelma de diversas partes do Brasil e acabou gerando uma equipe formada por oito pessoas. O grupo alimenta as redes sociais do perfil “Cinesia Joelma” que diariamente publica no Instagram e Facebook informações relacionadas ao legado da paraense.

Essa história de amor, respeito, admiração e estudo pode ir parar nas revistas especializadas. É o desejo do idealizador da pesquisa e a orientação dos profissionais que avaliaram o trabalho cientifico. “Eu quero me tornar referência na área (humanidades), ou seja, ser reconhecido como principal atuante na construção de análises acerca da identidade da cantora Joelma. Além disso, almejo assinar a biografia da cantora”, afirma Matteus.


Por: Rayfran Cardoso - Goiânia/GO, 28 de agosto de 2019.


ree


ree

 
 
 

Comments


  • Cinesia Joelma
  • @cinesiajoelmaoficial
  • Cinesia Joelma
  • Black Spotify Icon

© 2019 by CINESIA JOELMA. Proudly created with Wix.com

bottom of page